Uso de agrotóxicos nas plantações: mitos para deixar de acreditar

Vinicius Lobato
4 Min Read

Os agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos, mas você sabe para que eles servem? De acordo com Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, eles têm o intuito de proteger as lavouras de pragas (organismos vivos que causam prejuízos às plantas) que comprometem a produção e qualidade dos alimentos.  

Além de prejudicar as plantações e impactar no cultivo, as pragas também influenciam na qualidade dos alimentos, podendo torná-los impróprios para consumo. Na concepção do empresário do ramo de Hortifruti Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, deve ser compreendido como um remédio para a planta doente e, por isso, para manuseá-la, deve-se seguir as recomendações e instruções.

É importante que o consumidor compreenda que os agrotóxicos são produtos altamente regulamentados, tanto no desenvolvimento quanto na utilização na lavoura, sendo fiscalizados por órgão específicos. Além do mais, é fundamental que um agricultor somente utilize agrotóxicos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para assegurar que esse produto não seja nocivo à sociedade e ao meio ambiente. 

Dito isso, confira, a seguir, os principais mitos sobre o agrotóxico para deixar de acreditar:

Alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os convencionais

Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino

Na ótica do empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, todos os alimentos são seguros se seguirem as regulamentações para cultivo, isso também se enquadra às produções orgânicas, as lavouras orgânicas também utilizam defensivos agrícolas para controle de pragas. Além do mais, não há pesquisas científicas que comprovem que alimentos orgânicos possuem maior valor nutricional do que os convencionais. 

O Brasil é o maior consumidor do defensivo agrícola

Apesar do Brasil comprar uma quantidade considerável de agrotóxico, o empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é , acredita que esse número não considera a área em que ele é utilizado. Ou seja, quando comparado o uso de agrotóxico por área plantada, o Brasil não fica entre os dez países que mais consomem o produto, ficando atrás do Japão, Países Baixos, França, Bélgica e Inglaterra. 

Brasileiros ingerem cinco litros de agrotóxico por ano

Apesar dessa conta ser dividida entre o volume do produto vendido pelo total da população, ela está equivocada. Isso porque, os defensivos agrícolas não são utilizados somente em culturas de alimentação. Produções de cana, eucalipto e cana também recebem agrotóxicos. Além disso, por mais que seja aplicado em toda a planta, não significa que ele será comestível, como é o caso do feijão (grão não afetado pelo agrotóxico pulverizado na planta). 

A exposição ao agrotóxico causa deformações, câncer e malformações

Não existe nenhuma comprovação científica que relacione diretamente o agrotóxico a essas doenças. Para o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, as instruções e fiscalizações asseguram a utilização deste produto de modo que não haja efeitos negativos na saúde humana ou animal. 
Se você quer saber mais sobre o uso do agrotóxico, não deixe de entrar em contato com a Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (92) 99680-5832. Ademais, não deixe de conhecer o varejo na Avenida Joaquim Nabuco, 26-A, Centro, Manaus, Amazonas – CEP: 69005-080 para ter acesso aos alimentos de qualidade.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment