28.2 C
Brasil
domingo, setembro 19, 2021

Jovem italiano pode ser o primeiro santo Millennial

O adolescente Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006 aos 15 anos, foi beatificado na Itália no sábado 10. É o último passo antes da canonização, o que pode torná-lo o primeiro santo Millennial – a geração nascida entre 1980 a 1996, e que cresceu, em grande parte, envolta no mundo digital.

Carlo usava a Internet para divulgar sua fé, sendo apelidado de “o padroeiro da internet”. Ele registrou supostos milagres online e ajudou a administrar sites para organizações católicas, segundo a emissora britânica BBC.

O Vaticano o colocou no caminho da santidade em 2013, quando decidiu que ele havia intercedido do céu para curar um menino brasileiro que sofria de uma rara doença pancreática. No sábado 10, uma cerimônia na Basílica de São Francisco de Assis, na região italiana de Úmbria, tornou Carlo o contemporâneo mais jovem a ser beatificado.

“Carlo usou a Internet a serviço do Evangelho, para alcançar o maior número possível de pessoas”, disse o cardeal Agostino Vallini na cerimônia.

O bispo de Assis, onde fica a basílica onde a cerimônia foi feita, Domenico Sorrentino, acredita que o novo beato exerça hoje “uma atração semelhante”, de certa forma, a de São Francisco de Assis em seu tempo. “Em Assis, estamos acostumados com o encanto de São Francisco. Mas o fato de um jovem que morreu aos 15 anos já ser tão influente é algo que só pode ser explicado por razões sobrenaturais”, disse o religioso.

Para Carlo tornar-se santo, o Vaticano precisa verificar um segundo milagre em seu nome – mas o Papa Francisco já dispensou esse requisito em ocasiões anteriores.

Enzo Fortunato, porta-voz da Igreja, afirmou que jovens podem estar cansados ​​de um ministério pastoral “fora de sintonia com os tempos”, mas que Deus “intervém na história e nos assuntos humanos”.

Padroeiro da internet

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres, filho de pais italianos. Pouco depois, a família se mudou para Milão, onde ele passou a maior parte da vida.

Continua após a publicidade

“Havia nele uma predisposição natural para o sagrado”, disse Antonia Salzano, sua mãe, ao jornal italiano Corriere della Sera.

O adolescente era apaixonado por computadores e aprendeu a programar sozinho. Além de cuidar de sites de organizações católicas locais, criou alguns próprios – dizendo-se ciente dos perigos da tecnologia.

“[Carlo] viu que muitos jovens, querendo ser diferentes, realmente acabam sendo como todos os outros, correndo atrás de qualquer que seja o poderoso posto diante deles com os mecanismos do consumismo e da distração”, disse o Papa Francisco.

O adolescente também estava envolvido em trabalhos de caridade e gastava seu próprio dinheiro ajudando pessoas carentes em sua área local. Ele também foi voluntário em um centro de alimentação em Milão.

Passo a passo da santidade

Para tornar-se santo, existem alguns passos necessários na Igreja Católica. Em primeiro lugar, o processo só pode começar cinco anos após a morte do candidato, a não ser que o período de espera seja encurtado pelo próprio Papa.

Depois, é aberta uma investigação para avaliar se o indivíduo viveu com santidade o suficiente. Se as evidências confirmam o caso, seguindo os padrões impostos pela Igreja, o candidato é declarado “servo de Deus”.

O terceiro passo é a prova de “virtude heroica”, em que o Papa examina as evidências para comprovar que o candidato era “venerável”. O próximo estágio é a beatificação, pela qual Carlo passou, que requer a atribuição de um milagre às orações feitas ao indivíduo após a sua morte. Ele recebe, então, o título de “bem-aventurado”.

A etapa final é a canonização. Para chegar a esse estágio, um segundo milagre normalmente precisa ser atribuído ao indivíduo.

Continua após a publicidade

- Advertisement -

Ultimas Notícias

Saiba como atua um urologista

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o profissional especializado em urologia é o responsável por cuidar...

As doenças que afetam o sistema reprodutor masculino – saiba quais são

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o pênis e o sistema reprodutor masculino são extremamente suscetíveis...

Atente-se a sua saúde: Doenças comuns no sistema reprodutor masculino

Muitos homens, de acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, costumam deixar a saúde de lado, o que...

‘Esse endividamento é monstruoso’, diz Bolsonaro sobre prorrogação do auxílio

O presidente Jair Bolsonaro justificou nesta segunda-feira, 19, a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, a impossibilidade do auxílio emergencial ser prolongado em...

Protesto violento marca primeiro ano de revolta social no Chile

Milhares de manifestantes se reuniram no domingo 18 nos entornos da Praça Itália, no centro de Santiago, para comemorar o primeiro aniversário dos grandes...