18.1 C
Brasil
quinta-feira, maio 6, 2021

Explosão de tanque de oxigênio em hospital no Iraque mata 82 pessoas

Um incêndio causado pela explosão de um tanque de oxigênio em um hospital que trata pacientes com Covid-19 em Bagdá, no Iraque, matou pelo menos 82 pessoas e obrigou algumas a pularem do prédio em chamas pelas janelas, disseram testemunhas e autoridades neste domingo, 25.

Enquanto as equipes de resgate vasculhavam o prédio carbonizado, o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi culpou a negligência e suspendeu seu ministro da Saúde, Hassan al-Tamimi. Será realizado um inquérito sobre o incêndio, ocorrido no sábado 24 no hospital Ibn Khatib.

Cerca de 110 pessoas ficaram feridas, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Khalid al-Muhanna. A maioria dos mortos e feridos eram pacientes.

Já dizimado pela guerra e por sanções econômicas, o sistema de saúde do Iraque tem encontrado dificuldades para lidar com a crise do novo coronavírus, que matou 15.257 pessoas e infectou mais de 1 milhão.

As forças de segurança isolaram o hospital, que fica na área da ponte Diyala na capital iraquiana, onde destroços carbonizados e vidros estilhaçados se espalharam pelo chão.

Conforme as chamas se espalhavam no sábado, parentes dos pacientes lutavam para salvar seus entes queridos, com alguns conseguindo tirá-los do perigo.

“Levei meu irmão para a rua. Depois voltei e subi até o último andar, que não estava pegando fogo. Encontrei uma menina sufocando, tinha cerca de 19 anos. Ela estava prestes a morrer”, disse Ahmed Zaki à Reuters.

“Peguei ela nos ombros e desci correndo. Os médicos pulavam em direção aos seus carros. Muita gente pulou. E continuei subindo dali, peguei algumas pessoas e desci de novo.”

(Com Agência Brasil)

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Bolsonaro insinua que coronavírus faz parte de ‘guerra biológica’ chinesa

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a China nesta quarta-feira, 5, afirmando em evento no Palácio do Planalto que o país asiático teria...

Ex-policial condenado por assassinato de George Floyd pede novo julgamento

O ex-policial Derek Chauvin, preso e condenado pela morte de George Floyd, pediu a realização de um novo julgamento sobre o seu caso. A...

Saiba como preparar uma noite de vinhos e queijos em casa

Com a chegada do tempinho frio, uma dica perfeita é receber amigos e familiares em casa para desfrutar de uma boa noite...

Rússia liberta brasileiro preso no país desde fevereiro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo, 2, que o governo russo libertou Robson Nascimento de Oliveira, brasileiro que estava preso no país desde...

Disneylândia reabre, mas ainda com restrições

Conhecido como “o lugar mais divertido da Terra”, a Disneylândia reabriu suas portas dia 30, sexta-feira, depois de mais de um ano de inatividade....