Pagamento do 3º Lote
Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal realiza o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores, beneficiando um total de 6,09 milhões de contribuintes em todo o Brasil, com um valor total de R$ 8,5 bilhões.
Detalhes do Pagamento
No Vale do Paraíba, 95.729 contribuintes serão contemplados, recebendo um total de R$ 117.916.955,81. A consulta para este lote foi aberta na última quarta-feira (24), permitindo que os contribuintes verificassem se estavam incluídos.
Como Consultar
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, devem selecionar “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações detalhadas e permite uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração.
Aplicativo da Receita
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF. Este recurso facilita o acesso às informações de forma rápida e prática.
Calendário de Restituições
O calendário de restituições do Imposto de Renda 2024 começou com o primeiro lote em 31 de maio. As próximas datas são: 28 de junho (2º lote), 31 de julho (3º lote), 30 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote). A ordem de pagamento segue a data de entrega das declarações e uma fila de prioridades.
Prioridades no Pagamento
Têm prioridade no recebimento da restituição idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou moléstia grave, e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério. Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber via PIX também têm prioridade.
Declarações na Região
A Receita Federal recebeu mais de 802 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 do Vale do Paraíba e região bragantina. Este número é ligeiramente menor do que o estimado pelo órgão, que esperava receber mais de 804 mil declarações.
Conclusão
Os contribuintes tiveram do dia 15 de março até às 23h59 do dia 31 de maio para prestar contas ao Fisco. Apesar de não atingir a meta esperada, a Receita Federal continua a processar as declarações e a realizar os pagamentos das restituições conforme o calendário estabelecido.