Principais projetos sociais criados pelo governo brasileiro

Vinicius Lobato
Por Vinicius Lobato
3 Min Read
Marcelo Madureira Montroni

Você, como brasileiro, com certeza já deve ter ouvido falar sobre algum projeto social importante para o país, não é? Marcelo Madureira Montroni explica que pelo menos 90% desses projetos é o que ajuda muitas pessoas a não viverem em vulnerabilidade. Veja, neste artigo, os principais e mais importantes projetos que existem hoje!

Projetos sociais

No Brasil, existem diversos tipos de projetos criados ao longo da história que, hoje, viabilizam muitos direitos a muitas pessoas que precisam. Marcelo Madureira Montroni entende que muitos deles seguem sendo cruciais e importantes até os dias atuais, uma vez que são essenciais à qualidade de vida de muitas pessoas vulneráveis em diversos campos sociais.

 Marcelo Madureira Montroni
Marcelo Madureira Montroni

Bolsa família

O bolsa família foi criado em 2003, e o projeto consistia em entregar determinada quantia às famílias sem fonte de renda, de acordo com a inflação do país. Os requisitos para receber o recurso eram: ter renda per capita de R$ 170,00, e carteira de vacinação das crianças em dia, ou seja, além de ser um recurso acessível, garantia saúde às crianças da família.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova criada para jovens que terminaram o ensino médio e querem ingressar no ensino superior. Contudo, Marcelo Madureira Montroni comenta que essa prova também pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade que tenha o certificado de ensino médio concluído. Essa prova mede conhecimentos sobre diversas áreas, de modo que a média das notas tiradas em cada área do conhecimento pode ser utilizada para entrar em uma universidade pública ou particular — nesse caso, podendo até abater determinado valor da mensalidade.

Prouni

Esse projeto, até os mais jovens conhecem! O Programa Universidade Para Todos foi uma ação criada com o objetivo de que jovens de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em universidades privadas, de maneira a pagar apenas uma ou nenhuma parte da mensalidade (bolsa 100%). Esse foi um programa que viabilizou estudos de qualidade a milhões de brasileiros que não podiam, antes, pagar integralmente pelo ensino superior. A universidade é para todos!

Fome zero

O programa Fome Zero também foi criado em 2003. Marcelo Madureira Montroni afirma que o intuito desse projeto era combater a fome no país e providenciar segurança alimentar a diversos cidadãos que não conseguiam sustentar suas famílias e as causas estruturais, com todo o apoio governamental.

Marcelo Madureira Montroni comenta que o Brasil, como um país de muitas incertezas, alto e baixos, precisou e precisa ainda de muitos projetos para promover melhor qualidade de vida de seus cidadãos em diversos aspectos. Por isso, projetos como esses são mais que importantes e devem ser sempre valorizados, apoiados e contribuídos para que se consolide um país mais igualitário e empático.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment