Márcio Alaor de Araújo acredita que quando você conhece as verdadeiras despesas de seus bens ou serviços, pode-se estabelecer um preço competitivo e adequado, comparado aos seus concorrentes, não é mesmo? No entanto, para que isso aconteça, é necessário entender bem a diferença entre custo direto e indireto, o que será tratado neste artigo.
Custos diretos
O custo direto é entendido como uma unidade ou um centro de custo. Em outras palavras, custos diretos são unidades ou centro de custo que podem estar diretamente vinculados à produção de um produto ou à prestação de serviços de uma empresa, como por exemplo: mão de obra direta e materiais diretos.
Custos indiretos
Por outro lado, Márcio Alaor de Araújo explica que custos indiretos são, justamente, o oposto dos custos diretos, uma vez que consiste naqueles que não podem ser vinculados a uma unidade ou centro de custo específico. Eles também são chamados de despesas gerais.
Custos diretos X Custos indiretos
Os custos diretos podem ser encontrados mais facilmente já que são relacionados à produção, fabricação e/ou desenvolvimento de um produto. Já os custos indiretos, por sua vez, não podem ser ligados à produção, fabricação e/ou desenvolvimento de um produto. Desse modo, a principal diferença entre eles é a possibilidade de avaliar o cálculo por unidade.
Desse modo, o empresário Márcio Alaor de Araújo explica que a importância de entender esses custos está na visão mais abrangente e realista que um gestor pode ter da sua operação. Por isso, agora que você já sabe a diferença entre eles, estude sua empresa e melhore a sua gestão financeira.