12.8 C
Brasil
sexta-feira, maio 20, 2022

As doenças que afetam o sistema reprodutor masculino – saiba quais são

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o pênis e o sistema reprodutor masculino são extremamente suscetíveis a doenças como infecções, alterações anatômicas, doenças oncológicas e DST ‘s. Sabendo diss, neste artigo, você verá algumas dos problemas que mais afetam o sexo masculino com o intuito de concientizá-los, veja:

Balanopostite

Segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a balanopostite trata-se de uma inflamação que atinge, principalmente, homens com fimose ou portadores de diabete.

A inflamação é mucosa e reveste a glande do penis. Esse fungo gera vermelhidão, coceira, desconforto, odor desagradavel, e acúmulo de secreção.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que, quando não tratado, pode haver complicações, como, por exemplo, o estreitamento do prepúcio, sendo, dessa forma, necessário cirurgia.

Para evitar esse quadro, é imprescindível se atentar a higiene intima e utilizar preservativo durante as relações sexuais.

HPV

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que a HPV é um risco para o câncer de penis, boca, anal e orofaringe. Quando o homem está infectado, algumas verrugas e lesões podem surgir, mas dificilmente são notadas a olho nú.

É fundamental que o homem mantenha seus exames em dia e consulte regularmente um urologista para que o diagnóstico seja feito ainda em estágio inicial, aumentando, dessa forma, a eficácia dos tratamentos.

Cancro mole

Trata-se de uma DST que, informa Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é causada por uma bactéria que traz sintomas como febre, dor de cabeça e muita fraqueza.

Quando não tratado, pode afetar os linfonodos e dificultar a eficácia do tratamento. É recomendado iniciar o tratamento assim que diagnosticado, ingerindo muita água durante este período.

O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de manter-se atento a sua saúde, consultando-se periodicamente com um especialista para evitar complicações futuras e garantir uma melhor qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias