Você sabia que um banco digital não é a mesma coisa que um banco digitalizado?

Vinicius Lobato
Por Vinicius Lobato
4 Min Read
Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Você provavelmente já deve ter percebido que o termo “banco digital” foi um dos mais comentados nos últimos anos, não é? Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, foi durante a pandemia que a tecnologia teve que implementar o sistema de 50 anos em 5 meses, e com isso, diversas empresas bancárias digitais começaram a surgir. Elas ficaram conhecidas como banco digital. Um ótimo exemplo desse tipo de instituição é a famosa Nubank.

Mas você sabia que existe uma diferença entre banco digital e banco digitalizado? Neste artigo, apresentaremos um pouco mais sobre esse tema, tal como daremos alguns exemplos dos bancos mais famosos do país que passaram pelo processo de digitalização. Logo, se você gosta desse tipo de assunto, e quer ficar por dentro do setor de investimentos, vale a pena ler o artigo até o final!

Afinal, o que é banco digital

Conforme explica o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, um banco digital, como mencionamos, é uma instituição financeira totalmente tecnológica, ou seja, ela não possui uma parte física. Isso quer dizer que se um cliente quer abrir uma conta bancária ou resolver qualquer tipo de procedimento de transação ou cancelamento, tudo será feito através dos aparelhos móveis, como o celular e o computador.

Esse novo tipo de tecnologia ajudou muita gente, principalmente durante o período pandêmico, já que as pessoas não podiam sair de suas casas para resolver as suas pendências financeiras. Mas quem pensa que esse sistema surgiu nesse período está muito enganado. Para falar a verdade, ainda no ano de 2016, alguns bancos digitais foram criados, como por exemplo o Inter e o Neon. E desde então, outras instituições surgiram e se tornaram a opção favorita do público.

Qual a diferença do banco digital para o banco digitalizado

E, diferente do banco digital, ou seja, das instituições financeiras que foram criadas de modo tecnológico e sem qualquer tipo de espaço físico, existem os bancos digitalizados. Conforme comenta Haroldo Dalazoana Afonso Durães, esses, por sua vez, são aqueles que já eram instituições financeiras físicas, como por exemplo o Banco do Brasil e o Banco Santander, mas que tiveram que se adaptar com a modernidade e transformar os seus métodos de atendimento.

Isso quer dizer que o que antes só poderia ser resolvido de modo presencial através de uma agência bancária, se alterou através dos sistemas de investimentos tecnológicos. Tanto é que podemos notar que os bancos digitalizados, como o Banco do Brasil, trabalham tanto por aplicativos quanto por agências físicas. E agora que você já sabe a diferença entre ambos, provavelmente deve estar se perguntando qual a melhor opção para abrir uma conta, certo?

Quais os lados positivos e negativos dos dois 

Bom, o que podemos dizer acerca desse tópico é que existem pontos fortes em ambos os casos, isto é, enquanto o banco digital apresenta uma praticidade de 24h de atendimento, o banco digitalizado oferece atendimento presencial para sanar qualquer dúvida ou problema mais específico, apesar da assistência que os aplicativos oferecem. Em todo caso, conforme pontua o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o ideal é conhecer a instituição de forma completa e decidir se vale a pena garantir o sistema proposto.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment