É de conhecimento geral que todo veículo necessita de um combustível para funcionar. Diante disso, o Grupo CPN, fundado pelo renomado empresário Giovani Dadalt Crespani, comenta sobre algumas curiosidades acerca dos combustíveis utilizados para o abastecimento de automóveis. Ficou curioso? Prossiga com a leitura para saber mais.
O que é?
Primeiramente, como ressalta o Grupo CPN, é preciso saber o que é combustível. Desse modo, combustíveis são substâncias que, quando queimadas, podem gerar energia a partir do calor emanado pelo seu vapor. Essa energia é utilizada para realizar a movimentação de propulsores, como os motores dos veículos.
Portanto, combustível é toda substância que quando submetida a queima, emite um vapor onde pode-se utilizar seu calor para produzir energia, que por sua vez é empregada nos motores dos veículos para acarretar em seu funcionamento. Ademais, há combustíveis que são considerados poluentes (os derivados de fósseis) e sustentáveis (os derivados de fontes limpas e renováveis).
Dessarte, como aponta o Grupo CPN fundado pelo célebre Giovani Dadalt Crespani, existem uma variedade de combustíveis, que são optados pelos proprietários dos veículos de acordo com seu valor, sua qualidade e o funcionamento do motor. Assim, os combustíveis mais comuns são: Gasolina, Gasolina Aditivada, Etanol, Diesel, GNV e a Gasolina Premium.
Curiosidades
A primeira curiosidade sobre os combustíveis, é que a gasolina comum possui uma mistura de 27% de etanol, enquanto a gasolina premium contém uma porcentagem de 25% de etanol em sua composição. Já o etanol, por sua vez, possui 7% de água em sua composição, entretanto o etanol que é misturado à gasolina não contém água.
Outra curiosidade sobre os combustíveis, é o fato deles não serem tabelados, não havendo um valor mínimo ou máximo para os mesmos serem comercializados. Outrossim, diferentemente de diversos produtos, a gasolina não contém um prazo determinado de validade, mas recomenda-se que não a armazene por mais de 90 dias.
Por fim, a curiosidade mais estarrecedora sobre os combustíveis, segundo o Grupo CPN, é que o modo que o motorista conduz o veículo influencia na rentabilidade do mesmo. Dessa maneira, para economizar combustível deve-se respeitar devidamente as trocas de marcha, manter uma velocidade constante, e calibrar os pneus sempre que necessário.
Para saber mais sobre combustíveis, acesse: