Para o advogado Amauri Jacintho Baragatti, o trabalho é, provavelmente, a atividade mais importante na vida de diversas pessoas. Afinal, é através dele que é possível ter mais lazer, acesso à cultura, realizar a manutenção da casa e muito mais. No entanto, tem uma hora que o corpo pede para parar, e é nesse momento que você pode começar a pensar na aposentadoria. Confira mais sobre esse tema a partir da leitura deste artigo!
Como se configura a aposentadoria?
A aposentadoria é um assunto muito recorrente entre as pessoas que já contribuíram por um longo período de tempo e irão dar início a um processo para receber o benefício. De acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, a aposentadoria nada mais é que o recebimento de uma prestação previdenciária que é garantida aos brasileiros que seguiram os requisitos determinados.
Diferentes maneiras de se aposentar
Apesar de ser algo muito esperado e desejado pelas pessoas, muitos ainda não conhecem os diferentes tipos de aposentadoria existentes. Algo que pode ser muito prejudicial ao considerar que essas pessoas podem deixar de receber as prestações de sua contribuição da qual tem direito. Confira os quatro modelos de aposentadoria possíveis na realidade atual do Brasil!
- Tempo de contribuição
Para que se possa conhecer cada um dos modelos de aposentadoria, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti acredita ser muito importante entender, primeiramente, o principal tipo de aposentadoria: a aposentadoria por tempo de contribuição. Atualmente, esse modelo se caracteriza pela comprovação da contribuição trabalhista por 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.
- Idade
Com o avançar da idade também é possível conquistar a tão sonhada aposentadoria. De acordo com o advogado Amauri Jacintho Baragatti, quando uma pessoa atinge uma determinada idade que é considerada de risco para a realização de atividades trabalhistas é possível entrar com o processo de aposentadoria, sendo considerada a idade de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.
- Especial
Já o modelo de aposentadoria especial é concedido para aqueles trabalhadores que, durante as suas atividades de contribuição, exerceram atividades que foram prejudiciais para a sua saúde e, até mesmo, sua integridade. Ainda que seja um processo mais difícil, é muito importante para os trabalhadores que atuaram com a exposição a agentes nocivos e outros materiais semelhantes.
- Invalidez
Por último, mas não menos importante, a aposentadoria por invalidez é um modelo de aposentadoria que é concedido exclusivamente para as pessoas que acabaram sofrendo alguma incapacidade ou impossibilidade de realizar suas atividades dentro do mercado de trabalho. Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, apesar de haver uma carência de 12 contribuições, ela é dispensada quando há a ocorrência de um acidente ou doença.
Papel do advogado
Se você está se perguntando sobre o papel de um advogado dentro de um processo de aposentadoria, aqui está a resposta! Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, esse é um processo que exige o levantamento de diversos documentos e muita organização. Além de ser um profissional preparado para isso, os advogados podem atuar segundo a justiça para garantir esse direito aos seus clientes.