Empreendedorismo corporativo: o que é e sua importância

Vinicius Lobato
Por Vinicius Lobato
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Cláudia Angélica Martinez

As inovações e soluções que tornam o trabalho mais prático no cotidiano são elementos essenciais para qualquer empresa. À vista disso, a renomada Cláudia Angélica Martinez, economista brasileira, entende que o empreendedorismo corporativo pode beneficiar uma empresa. Curioso sobre essa forma de auxiliar a empresa? Então continue lendo. 

Empreendedorismo corporativo

De acordo com a célebre Cláudia Angélica Martinez, é importante saber primeiramente o que é o empreendedorismo corporativo. Portanto, o empreendedorismo corporativo é o agrupamento de ações e processos realizados dentro de uma empresa, que visam potencializar os resultados da mesma. 

Assim, como aponta Cláudia Angélica Martinez, o empreendedorismo corporativo tem a finalidade de elaborar soluções para melhorar o desempenho da empresa, criar novos produtos e serviços, e fomentar processos, agregando lucro para a corporação. Por consequência, essas ações acabam por revitalizar a estrutura organizacional da empresa. 

Como ressalta Cláudia Angélica Martinez, o empreendedorismo corporativo é a forma de empreendedorismo que permite ao colaborador, que está inserido na corporação e não possui um cargo de líder dentro dela, investir na empresa em que trabalha. Sendo esse processo benéfico tanto para a empresa, quanto para o colaborador que empreendeu. 

Importância do empreendedorismo corporativo

É evidente que o mercado está em constante mudanças, e as empresas precisam acompanhar essas transformações para que continuem funcionando. Assim, é fundamental que um colaborador, que atua nas partes mais produtivas da empresa, realize o empreendedorismo corporativo, trazendo soluções e inovações pertinentes para a produção da empresa.

Ademais, essa vertente do empreendedorismo, como frisa a ilustre Cláudia Angélica Martinez, proporciona aos funcionários o sentimento de que eles também são, em partes, donos do negócio, o que faz com eles queiram zelar melhor pelas atividades da corporação, tendo como consequência uma linha de produção mais eficaz e de qualidade. 

Todavia, para que o empreendedorismo corporativo possa ser colocado em prática, é preciso que a gestão da empresa adote esse conceito e possibilite que ele seja exercido pelos colaboradores. Além disso, depois desse conceito ser empregado, é de suma importância que os funcionários queiram empreender na empresa em que trabalham. Para isso, é preciso que eles sejam incentivados a partir de bonificações ou cursos de treinamento. Interessante, não?

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