Dicas descontraídas para organizar sua coleção de livros do BookTok com Nathalia Belletato

Vinicius Lobato
Por Vinicius Lobato
4 Min Read
Nathalia Belletato

Você já se pegou perdido em meio à sua crescente coleção de livros do BookTok, sem saber por onde começar a organizar tudo? Se sim, você não está sozinho! A entusiasta Nathalia Belletato está aqui para compartilhar algumas dicas práticas e amigáveis sobre como organizar e catalogar seus tesouros literários de maneira simples e eficiente.

Começando com o coração

Nathalia Belletato, uma verdadeira apaixonada por livros, sugere começar organizando sua coleção por gênero ou tema que mais toca seu coração. Se você é um amante de romances, thriller ou fantasia, agrupe seus livros de acordo. Essa abordagem torna mais fácil encontrar exatamente o que você procura quando está pronto para mergulhar em uma nova história.

Estilo de exibição personalizado

A conhecedora Nathalia Belletato destaca a importância de criar um estilo de exibição personalizado para seus livros. Pode ser por tamanho, cor da capa ou até mesmo em ordem alfabética. A escolha é sua! O objetivo é tornar sua estante um reflexo autêntico do seu gosto literário.

O poder dos marcadores simples

Entendedora do BookTok, Nathalia Belletato destaca o uso de marcadores simples para identificar diferentes seções na sua estante. Isso facilita a localização de gêneros específicos e destaca os favoritos que você está ansioso para reler.

Digitalizando sua biblioteca

Uma dica moderna é considerar a digitalização da sua biblioteca. Use aplicativos de gerenciamento de livros para manter um registro fácil de todos os títulos que possui. Assim, mesmo em movimento, você terá sua coleção ao alcance dos dedos.

Desapegar com carinho

Como qualquer boa entendedora de livros, Nathalia Belletato destaca que praticar o desapego com carinho. Se um livro não conquistou seu coração, doe, troque ou compartilhe com amigos. Isso abre espaço para novas descobertas.

Etiquetas simples e eficientes

Ao categorizar sua coleção, utilize etiquetas simples e eficientes. Invista em etiquetas legíveis para facilitar a navegação. Dessa forma, você evita momentos de frustração ao procurar um livro específico.

Criando uma lista de desejos

Para os entusiastas que estão sempre em busca de novas leituras, Nathalia Belletato aconselha a criação de uma lista de desejos. Anote os títulos que deseja adicionar à sua coleção e, sempre que possível, dê uma espiadinha em sebos ou bibliotecas locais.

Espaço para o inesperado

Não se esqueça de reservar um espaço especial para livros inesperados. Afinal, quem sabe quando você encontrará uma joia literária inesperada em uma loja de segunda mão?

Deixe a criatividade fluir

Seja criativo ao organizar. Adicione elementos decorativos, como velas, plantas ou pequenos objetos relacionados aos seus livros favoritos. Isso dá à sua estante um toque único e acolhedor.

Mantendo uma rotina de manutenção

Para garantir que sua coleção permaneça organizada, Nathalia Belletato destaca a importância de manter uma rotina de manutenção. Reserve um tempo regularmente para ajustes e para adicionar novos títulos à sua estante.

Compartilhando com a comunidade

Como verdadeira entusiasta, Nathalia Belletato ressalta que compartilhar sua coleção com a comunidade do BookTok. Tire fotos, faça vídeos ou simplesmente compartilhe suas recomendações. A troca de ideias pode levar a novas descobertas literárias.

Celebrando as conquistas literárias

Por fim, celebre suas conquistas literárias. A cada livro lido, reserve um espaço para comemorar. Isso não apenas destaca seu progresso, mas também cria um ambiente positivo em torno da sua paixão pela leitura.

Seguindo essas dicas descontraídas, você transformará sua coleção de livros do BookTok em um tesouro organizado, refletindo seu amor pela leitura. Afinal, organizar sua estante não precisa ser uma tarefa árdua, mas sim uma jornada prazerosa de descobertas e celebrações literárias.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment