Você sabia que a média de brasileiros que são inférteis é de, aproximadamente, 8 milhões? Para Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que também é mestre em Ciências da Saúde, isso quer dizer que a busca por tratamentos que visam cuidar de casos como esses não é tão incomum. Para falar a verdade, observamos que cada vez mais especialistas no assunto são contatados para sanar essas questões.
Mas ainda que existam pessoas experientes nesse tipo de questão, tal como há tecnologia e métodos eficientes para tratar a causa, é sempre bom estar atento com os detalhes que podem ser a principal causa para a impossibilidade de cura. Esse detalhe, para quem não sabe, é a idade. Mas você sabe o que isso quer dizer? Neste artigo, explicaremos como a infertilidade pode piorar de acordo com a faixa etária da pessoa. Logo, se você tem interesse nesse tipo de assunto, e quer se prevenir de possíveis situações irreversíveis, vale a pena ler o texto até o final!
Sobre a infertilidade
Para iniciar, vamos conceitualizar um pouco sobre o problema da infertilidade. Conforme comenta o Dr. Orcione Guimarães Júnior, resumidamente, a infertilidade pode ser definida como a incapacidade de gerar uma vida de maneira natural e simplificada, contudo, esse problema não se limita apenas às mulheres. Na realidade, até mesmo os homens podem ser caracterizados como inférteis.
E relembrando, esse tipo de situação não é algo fora da realidade, pois as causas desse empecilho podem variar bastante. Basicamente, os casos mais comuns de infertilidade diversificam desde a falta de saúde, causada pela alimentação ruim e pelo tabagismo, e se direcionando até os danos causados através das doenças sexualmente transmissíveis, sabia disso?
Como a idade interfere nesse processo
Ainda assim, não são só esses problemas que tornam-se barreiras para que um casal consiga gerar uma vida. Conforme comenta o expert em cirurgia ginecológica, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, uma das principais causas da infertilidade pode ser observada na idade das pessoas. Isso posto pois, com o passar do tempo, o corpo deixa de ter o mesmo rendimento de quando se é jovem, e por isso se torna muito mais difícil buscar soluções para tratamento.
Inclusive, ainda que o tratamento seja FIV, melhor dizendo, fertilização in vitro, seja altamente eficaz, é possível observar que em casos de mulheres mais velhas, a sua eficiência pode diminuir as chances da gestação. Para melhor exemplificar, vamos deixar a idade e a probabilidade do processo. Confira:
- Idade: 35 – probabilidade de gravidez: 60%
- Idade: 40 – probabilidade de gravidez: 25%
- Idade: 45 – probabilidade de gravidez: 0,2% e de 1%
E esses dados não estão limitados apenas às mulheres, na verdade, os homens também perdem a sua capacidade de ter filhos com o passar dos anos.
Busque um especialista o quanto antes
De toda forma, conforme explica o Diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Júnior, Orcione Guimarães Júnior, a melhor opção para realizar um tratamento eficiente e com maiores chances de êxito, é buscar um especialista no assunto o quanto antes, você não concorda? Para isso, é possível encontrar um expert sobre tratamentos de infertilidade através dos seguintes links:
- Site: www.clinicadrorcione.com
- Instagram: @drorcionejunior
- Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1